Reciclar está a dar!

Este é o nome de um projecto de teatro de fantoches que se insere nas unidades curriculares de TICM, Música e Artes Plásticas. Através do teatro, pretendemos sensibilizar as crianças (que formam o grupo das gerações vindouras) para a reciclagem, de modo a preservarem o meio ambiente! Aqui poderás encontrar diversos aspectos ligados ao nosso projeto! Esperamos que gostes!

Desenvolvimento

Plano de Trabalho
Pesquisas:
Em Março, na semana de 14 a 20, iniciamos o projecto "Reciclar está a dar!" com umas pesquisas sobre como fazer fantoches onde decidimos, também, o tipo de fantoches que iamos criar, pesquisámos sobre fantocheiros para termos uma ideia de como iria ser o nosso cenario da história. Pesquisámos, também, algumas histórias, onde escolhemos a história "Branca de Neve e os Sete Anões", da qual adaptamos a nossa história.

Planificação:
Na semana de 21 a 27 de Março criámos a nossa história, para que na semana seguinte pudéssemos começar com a construção do guião. Já em Abril, de 1 a 3, caracterizámos cada uma das personagens pertencentes à nossa história. Nos mesmos dias dividimos as tarefas pelos quatro elementos do grupo.

Execução:
Entre os dias de 4 a 17 de Abril e de 1 a 31 de Maio construímos os nossos fantoches - príncipe Branco de Neve, madrasta/velha, gigante amarela, gigante verde, gigante azul e, narrador. O cenário foi construído entre os dias 30 de Maio a 5 de Junho.



Comunicação e Registos:A construção do Blog, do Facebook e de outros sites relacionados com o projecto, decorreu na semana de 25 a 30 de Abril.

Divulgação:
Nos dias 30 e 31 de Maio podemos construir os nossos meios de comunicação da apresentação do nosso projecto - o cartaz, o flyer e a newsletter.

Apresentação da Peça:
Os ensaios da peça tiveram inicio no dia 1 e terminaram no dia 12 de Junho. A apresentação da peça teve lugar no dia 22 de Junho pelas 15 horas no estúdio da ESE.

Entrega Final:
Entregamos o trabalho final juntamente com o movie maker de todo o nosso projecto no dia 30 de Junho.

Justificação do tema

O nosso projecto tem como tema o meio ambiente mais concretamente a reciclagem.
            Após várias “discussões” em grupo acerca do tema a trabalhar e após várias opiniões de cada elemento decidimos tratar o tema do ambiente na nossa peça de teatro.

Ao longo de toda a sua vida, o ser humano, habituou-se a utilizar muitos objectos e deitá-los fora. Tal acto tornou-se frequente, o que originou que tal acto na maior parte das vezes fosse efectuado sem qualquer reflexão. Podemos dizer que o desenvolvimento e a produção em massa melhoraram a nossa qualidade de vida, pois temos uma maior variedade de produtos à nossa disposição; mas, por outro lado esta “sociedade de consumo” tem um lado negativo, que se verifica no consumo excessivo, no “consumismo” e no desperdício.

Lixo é aquilo que já não tem valor, mas o que ainda pode ser aproveitado não deve ser tratado como “lixo”. Normalmente chamamos “lixo” ao que deitamos fora sem sequer pensarmos e preocuparmo-nos com o seu destino.

Tal coisa nunca foi motivo de preocupação pois o “lixo” sempre fora depositado em aterros. Mas este pensamento mudou quando o ser humano verificou que a matéria orgânica não se decompõe como pensara. Deste modo, os aterros começaram a escassear á volta das grandes cidades onde a produção de resíduos é maior e a sociedade continuou a resistir à construção de novos locais de depósito de “lixo”. As consequências de tal acto já se começam a observar nos dias de hoje e quem sofrerá mais com este problema serão as gerações vindouras. Estes, entre muitos outros, são alguns motivos pelos quais existe necessidade de intervenção de modo a sensibilizar e mudar a mentalidade do ser humano para que se criem hábitos de reciclagem.

A opção do tema Educação Ambiental tem como objectivos formar uma população consciente e preocupada com o ambiente e os seus problemas, neste caso, demonstrar à comunidade e grupo-alvo a importância do tema e os seus problemas usando apenas um que achamos ser bastante global, a politica dos 3 R’s, focando-nos mais na reciclagem. Optámos por este tema por ser actual e de imensa importância na protecção do meio ambiente.

Visto que as crianças são uma parte das gerações vindouras decidimos sensibilizá-los para este problema através duma peça de teatro de fantoches. Para tal, optámos por escolher uma história infantil, nomeadamente “A Branca de Neve e os 7 anões”, onde introduzimos a reciclagem criando uma história nossa. Para a criação dos fantoches e dos cenários serão utilizados prioritariamente matérias recicláveis, pois acreditamos que tal coisa também irá sensibilizar as crianças.

Este teatro tem como objectivos: Sensibilização para a Educação ambiental e promoção de atitudes responsáveis face ao ambiente; desenvolvimento no grupo-alvo uma “consciência ecológica”; Transmitir a política dos 3 r’s; Sensibilização para a reciclagem; Dar a conhecer os diferentes ecopontos; desenvolver atitudes de respeito pelo ambiente.



Divisão de Tarefas

Pesquisas:Pesquisas de informação sobre reciclagem: Ana LauraPesquisa sobre teatro de fantoches: Margarida OliveiraPesquisa de imagens de fantoches: Ana JiménezPesquisa de imagens de cenários: Andreia NevesPesquisa de histórias: Todos os elementos do grupo

Construção da história:Adaptação da História: Todos os elementos do grupoConstrução do Guião: Todos os elementos do grupo
Elaboração de esboços: Cenário: Ana Laura

Fantoches: Andreia Neves e Margarida Oliveira
Recolha de Materiais: Todos os elementos do grupo
Construção de cenários: Todos os elementos do grupo
Construção dos fantoches: Todos os elementos do grupo
Organização do dossier: Ana Laura
Elaboração do cartaz e flyer: Ana Jimenez e Margarida Oliveira

Construção de sites: Ana Laura e Margarida Oliveira

Manutenção dos sites: Todos os elementos do grupo
Fotografo: Andreia Neves e Ana Laura
Moviemaker: Ana Laura e Margarida Oliveira


Reflexão sobre a pesquisa

Para adquirirmos mais conhecimento acerca do tema a trabalhar decidimos realizar uma pesquisa.

Com esta pesquisa podemos concluir que Reciclagem entende-se como o processo de reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. A reciclagem nos dias de hoje é vital para a conservação e melhoramento do meio ambiente. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, vidro e plástico, se bem que nos dias de hoje já se verifique a reciclagem de pilhas, electrodomésticos, óleo, entre outros. As maiores vantagens da reciclagem são a diminuição da utilização de fontes naturais, que, muitas vezes, não renováveis; e a diminuição da quantidade de resíduos que necessita de tratamento. Quando a reciclagem é realizada os produtos que antes eram considerados “lixo” passam a ter nova utilidade. Os ecopontos são conjuntos de contentores essenciais para a melhoria do nosso ambiente. Neles podemos depositar diferenciadamente diversos materiais que serão recuperados, reciclados. O ecoponto azul corresponde ao papel/papelão; o amarelo corresponde ao plástico; o verde corresponde ao vidro. Quem quer ser um protector do meio ambiente deve seguir a política dos 3 R, “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. A reciclagem consiste na recuperação e transformação de qualquer desperdício.

Apesar de já sabermos um pouco sobre o tema podemos adquirir novas competências com a pesquisa efectuada.

Deste modo, torna-se bastante pertinente a escolha do tema.

Após esta pesquisa, efectuámos outra, nomeadamente histórias infantis, das quais escolhemos “A Branca de Neve e os setes anões”.

   A pesquisa sobre o fantoche foi-nos bastante pertinente porque ficámos a saber como são feitos os fantoches e também os fantocheiros, o que nos dá mais conhecimento para podermos realizar o nosso projecto.


            Conhecermos também um pouco acerca da história do fantoche é interessante e importante a nível pessoal e profissional, pois como futuras Animadoras Socioculturais precisamos, no nosso futuro profissional, de cultura geral sobre as diversas áreas das artes.




Cartaz e flyer